O maravilhoso carnaval de Veneza

Ahhh  o carnaval de Veneza, quem não iria querer estar lá?

Hoje estava pesquisando um pouco mais sobre o carnaval e me deparei no youtube com esse vídeo sobre a festividade.

Dizem que o carnaval de Veneza começou com a vitoria da Republica Sereníssima contra o Patriarca de Aquileia, o nobre Ulrico de Treven no ano de 1162. Para celebrar a vitória, a população começou a dançar e se reunir na Praça de São Marcos.

Muito tempo depois a festa se tornou oficial durante o Renascimento. Já no século 17 a festa já era famosa e era uma forma de manter o prestígio que a cidade de Veneza sempre teve perante o mundo. A festa sempre encorajou a libertinagem e o prazer, mas também servia para proteger a população das angústias da vida cotidiana.

Porém, infelizmente o Rei da Austria proibiu o carnaval de Veneza e o uso de máscaras, porém assim como o festival que celebrava o deus Baco e que foi banido pelo senado romano, a festa se manteve na ilegalidade e continuou ser celebrada em espaços fechados, reaparecendo aos poucos durante o século 19, quando se tornou uma oportunidade para os artistas que confeccionavam as máscaras.

Depois de um longo período, o carnaval retornou em 1979. O governo Italiano decidiu trazer de volta a história e cultura de Veneza, e se aproveitou do uso da tradição do Carnaval como eixo central dos seus esforços. A confecção de máscaras começou a ser um ofício dos venezianos como forma de vender algo aos turistas que vinham. Hoje, mais de 3 milhões de pessoas visitam Veneza todos os anos, apenas para participar de seu Carnaval. A festa dá lugar a várias competições, onde os participantes disputam para ver quem tem a máscara mais bela. O mais famoso deles é o concurso da la maschera più bella

Deixe um comentário