Origem do carnaval no Mundo

como surgiu o carnaval

  •  O significado do nome Carnaval

Antes de se descobrir sobre a origem do carnaval no mundo, é preciso descobrir a origem de seu nome. Durante o período da quaresma os católicos devem se abster do consumo carne e se arrepender de seus pecados, pois esse intervalo de tempo simboliza a preparação para a ressureição de Jesus Cristo. Daí vem o nome do carnaval vindo do latim “carnelevare”, ou literalmente “se livrar da carne”, a festa é onde os católicos tem autorização para se libertar e fazer o que bem quiserem antes da quaresma, que é quando devem se arrepender de todos seus pecados e  não comer carne.

Agradecimentos: origemdocarnaval

  • Como surgiu o carnaval?

Você provavelmente deve estar se perguntando como uma festa, que a primeira vista é totalmente contrária a moral cristã, pode ter qualquer relação com essa religião. Para responder essa questão é preciso voltar no templo muito antes do nascimento até mesmo da religião católica.

  • Roma antiga e o carnaval

carnaval no mundo e em roma antiga O nascimento da festa, ocorreu antes mesmo império romano. Muitos atribuem o nascimento do carnaval a celebração do deus Saturno, porém é mais provável que seu pai seja o deus grego Dionísio, representante do vinho e das festas. Seus seguidores o celebravam homenageando o que acreditavam ser sua dádiva. Séculos depois, com o crescimento do império Romano, muito das tradições gregas foram trazidas para Roma, incluindo o culto ao deus Dionísio, que agora era chamado pelos romanos de Baco. Alguns adoradores desse deus organizavam rituais festivos que tinham poucos seguidores, porém, dentre eles uma sacerdotisa criou uma versão da festa que fez grande sucesso, apesar dos absurdos que aconteciam nela. Paculla Annia era uma imigrante grega que vivia em Roma e adorava o deus Baco. Durante 5 vezes ao mês ela realizava um ritual festivo em seu templo, que chegou até mesmo a contar com a presença de seus próprios filhos. Nele comida e bebida eram oferecidos aos que chegavam, e todo tipo de comportamento era permitido. A festa dava lugar a muita violência e atividades sexuais, todas potencializadas pelo poder do álcool e da música que ali tocava. Os que questionavam a festa ou que fossem descobertos denunciando-a para as autoridades, eram mortos. Apesar da festa ser vista com selvagem, a maioria dos membros da sociedade romana tinha de alguma forma participado da festa. Só depois de muitas confusões e escandâlos, que o senado romano decidiu dar um fim a festa. A adoração ao deus Baco ainda poderia existir, contanto que não fosse aberta a multidões. Porém a festa continuou a existir na ilegalidade e sobreviveu ao tempo, dando origem a outras festas mais brandas, como por exemplo o carnaval de Veneza. A festa era tão popular na cultura europeia, que a Igreja católica não tinha outra opção, há não ser regulamentar-la, do mesmo jeito que o senado romano tentou fazer. Essa é a explicação de como surgiu o carnaval e por que ele é realizado por volta de 40 dias antes da páscoa, que marca a ressureição de Cristo (Quaresma). Dessa forma os cristães podem pecar durante a festa para depois purificar sua alma para a volta de Jesus, estando assim explicada a origem do carnaval  no mundo.

 

Deixe um comentário