Explicação do Carnaval para crianças

Esse é um texto que explica o carnaval para crianças mais novas, de 12 a 6 anos. Trata o assunto de maneira leve e fácil de entender. É um ótimo resumo do carnaval para quem trabalha em escolas ou lida com crianças.

Olá crianças, está chegando o carnaval!

carnival11

Vocês sabe como começou essa festa?

Algumas pessoas de um continente chamado Europa, trouxeram essa festa para nós.

Eles faziam bailes em que todos usavam máscaras, também trouxeram algumas figuras engraçadas como Pierot, a colombina, o Rei Momo.

Muito engraçado não é?

Um dia um homem chamado José de Alencar teve uma brilhante ideia, “vamos começar a desfilar nas ruas” e um outro homem o Zé Pereira, arrumou mais uma grande ideia, “vamos bater um bumbo para ficar mais animado.”

Passou algum tempo e uma senhora, a Chiquinha Gonzaga veio então com uma música muito legal: as marchinhas de carnaval! Vamos conhecer algumas?

Marchinhas de carnaval:

“Mamãe eu quero! Mamãe eu quero! Mamãe eu quero mamar! Dá chupeta, Dá Chupeta que o bebê vai chorar…

Mamãe eu quero! Mamãe eu quero! Mamãe eu quero mamar! Dá chupeta, Dá chupeta, Dá Chupeta que o bebê vai chorar…”

Autoria: Chiquinha Gonzaga

marchina

Que legal!

Então as pessoas começaram a colocar roupas lindas, as fantasias e a desfilarem pelas ruas em carros grandes e enfeitados dançando uma música bem mais agitada: O samba enredo.

Todos juntos formam a escola de Samba, e é assim que comemoramos o carnaval no Brasil, com bastante alegria confete e serpentina, vamos dançar!

Agradecimentos: Yara Garcia

Deixe um comentário